"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

02/12/2019 14:08 - Secretária de Relações de Gênero da FETEMS, Maria do Carmo Drumond participa do Coletivo da CNTE, em Curitiba-PR

A Secretária de Relações de Gênero da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Drumond participou no dia 01 de dezembro, do Coletivo da CNTE, em Curitiba-PR.
“Foi um encontro muito importante para avaliarmos as atividades do coletivo em todos os estados brasileiros no movimento sindical, onde nós da FETEMS tivemos a oportunidade de explanar sobre os nossos trabalhos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul. Estamos vivendo um momento muito difícil, sem avanços para nós mulheres. A escola sem partido, o grande aumento do feminicídio, a reforma da previdência, a militarização das escolas que passam a ser geridas por homens, a municipalização das escolas, dentre outros pontos que são grandes perdas para a classe trabalhadora. Como encaminhamento do coletivo, estaremos nos organizando as estratégias contra o combate a violência a mulher e não podemos deixar que a Damaris enterre a Lei Maria da Penha e estaremos realizando uma pesquisa virtual, via site, para que os(as) Profissionais em Educação respondam para mapearmos o perfil da mulher trabalhadora da Educação”, enfatizou Maria do Carmo Drumond, Secretária de Relações de Gênero da FETEMS.
A organização das mulheres educadoras e a política de gênero são desafios que foram discutidos na reunião do Coletivo de Mulheres, coordenada pela Secretária de Relações de Gênero da CNTE, Berenice Jacinto. Deu-se ênfase no aviltamento das condições de trabalho e na retirada de conquistas dos trabalhadores, em particular das mulheres, que são as maiores vítimas da precarização do trabalho e dos retrocessos. As educadoras que participaram do encontro afirmaram a importância de fazer o debate da desigualdade e do debate está sendo aprofundado hoje e amanhã (02 e 03/12), durante o Encontro da Rede de Mulheres.

 

Assessoria